Seguros de viagem
Economize até 50%
Está pensando em estudar ou trabalhar no estrangeiro? Entre todas as opções de destinos que se apresentaram, pensou em um local que fique relativamente perto de casa, onde a cultura e os costumes não sejam muito diferentes e a economia seja bastante accessível? Fazer um intercâmbio na Argentina é sua melhor escolha!
O país dos irmãos oferece diferentes alternativas para todos os brasileiros que decidam passar uma temporada de estudos ou trabalho no seu território, dependendo dos objetivos e da duração da experiência.
Os brasileiros poderão mergulhar na cultura argentina para fazer um trecho ou a totalidade de estudos de grau ou pós-graduação, trabalhar em algum lugar, ou aprender o espanhol. A boa notícia é que o intercambista tem muitas cidades para escolher, dependendo do intuito do intercâmbio.
![]() | Seguro viagem ao melhor preçoViaje pelo mundo, vá para a cidade dos seus sonhos, faça a viagem que você está esperando, decida estudar em outro país, cumpra seus objetivos! Mas sempre torná-lo protegido pelo seguro de viagem com cobertura total. Em Asseguresuaviagem.com nós damos-lhe o melhor preço. | Planos desde:
|
O intercâmbio na Argentina pode ser feito de diversas maneiras, conforme o objetivo da pessoa:
Destinado a aqueles estrangeiros que desejem estudar na Argentina, incluindo cursos de espanhol, para aprender ou dar uma melhorada em essa língua, assim como também estudos de graduação, pós-graduação, mestrados ou doutorados.
Seja qual for a escolha, para cursar estudos superiores na Argentina, recomendamos sempre contar com um bom nível de espanhol, senão as aulas podem ficar muito difíceis.
Dentro de este tipo de intercâmbios podemos encontrar o programa Work and Travel Argentina, que inclui empregos estacionais que podem ser feitos por estudantes durante suas férias.
Também dentro de este tipo de intercâmbios estão os estágios, conhecidos na Argentina como “pasantías”, destinados a aqueles estudantes que estão perto de ser formar e desejam fazer práticas na sua área antes de obter o diploma, para ter experiência profissional.
Um exemplo de esta forma de fazer um intercâmbio na Argentina é o programa Au Pair, que consiste em trabalhar em uma casa de família cuidando as crianças, e em estudar no tempo livre. O curso é sempre uma escolha da babá.
Para poder fazer um intercâmbio na Argentina, seja para trabalhar ou para estudar se requer seguir uma serie de passos a fim de obter o visto necessário em casa caso.
É bom lembrar que se você planejar viajar a este país para fazer um curso intensivo de até três meses não precisa tirar um visto especial, pois pode permanecer na Argentina como turista.
Todos os vistos se tramitam na representação consular argentina que corresponder dentro no território brasileiro. Existem escritórios em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Foz de Iguaçu, Porto Alegre, Recife, Salvador de Bahia e Uruguaiana.
Vai fazer curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado? Então precisará tirar este visto. É necessário que tenha passaporte vigente e faça os pagamentos das taxas consulares e migratórias, assim como também que esteja inscrito na instituição de ensino escolhida e que demonstre os médios econômicos que possui para custear a estadia.
Além do passaporte, pagamento de taxas e formulários específicos, terá que acreditar que tem os médios suficientes para se sustentar, apresentar certificado de antecedentes criminais do país de origem e de aqueles onde tenha morado durante os últimos três anos.
Serão precisos todos os requerimentos anteriores, e deverá também se apresentar o contrato de trabalho assinado pelo empregador ou pela empresa responsável do intercâmbio, tal é o caso do programa Au Pair Argentina.
Para quem desejar estudar espanhol na Argentina, existem diferentes opções. O mais comum é tomar um curso intensivo de 1 mês de duração, ou 20 horas de aula. Esta modalidade é ideal para aqueles estudantes que não têm muito tempo para sair do Brasil, mas precisam aprender a língua espanhola rapidamente.
Dependendo da quantidade de horas de aula e da escola escolhida, o custo de o curso de um mês intensivo de espanhol na Argentina oscila entre 2000 e 4800 reais. Claro que tem que adicionar hospedagem e comida no orçamento, mas estes valores podem variar muito, dependendo do bairro e da cidade escolhidos.
Se você planeja ficar por maior tempo, outra opção é tomar cursos regulares que são mais bastante mais econômicos, mas também muito mais longos já que se avança um nível por quadrimestre.
Por último, estudar espanhol dentro das universidades públicas argentinas também é possível. Não somente os preços são muito mais em conta, mas também você poderá combinar este curso com outros da sua preferência, como tango, ioga ou fotografia, entre outros.
Já pensou em fazer uma graduação na Argentina? Se a sua resposta for afirmativa, é bom que saiba algumas particularidades do sistema de ensino do país mais austral de América do Sul.
Primeiramente, as universidades públicas argentinas não possuem vestibulares, quer dizer, não têm um exame eliminatório de ingresso. Porém existem cursos de ingresso, que duram ao redor de um ano, e que são um requerimento mandatório para começar a carreira, como é o curso CBC da Universidade de Buenos Aires.
Outra característica de estudar na Argentina é que as aulas não são diárias, e sua carga horária vai variando de acordo com cada matéria. Geralmente, o aluno tem que ler por conta própria o material, para que durante o momento da cursada possa tirar as dúvidas com o professor.
Isto às vezes gera problemas nos estrangeiros, pois a diferença da língua pode atrapalhar o entendimento das apostilas. Para facilitar a vida do estudante brasileiro, algumas universidades oferecem cursos paralelos de compreensão de texto ou matemáticas.
Combinar trabalho e estudo no seu intercâmbio na Argentina é uma possibilidade que muitos brasileiros escolhem, seja por precisar um dinheiro a mais para pagar as contas, ou simplesmente para utilizar o ganhado para lazer e tempo livre.
Mesmo que fazer as duas atividades em paralelo fique um pouco pesado, existem trabalhos que possuem horários flexíveis ou reduzidos. Alguns exemplos são empregos em bares, restaurantes, lanchonetes ou boates, fazer comidas para vender, dar aulas de português ou ajudar aos brasileiros que acabam de chegar com seus trâmites.
A Universidade de Buenos Aires não é a única possibilidade para escolher. Pesquise o que oferecem instituições em áreas mais afastadas da cidade, ou incluso no interior do país, em capitais como Córdoba ou Mendoza.
Aproveite a chance para estudar espanhol e praticar a língua entre os argentinos e outros estudantes de fala espanhola.
Tenha em conta que deverá arcar com gastos diversos, como aluguel, condomínio, serviços como água, luz, gás, internet e celular, transporte e lazer.
Mesmo que não tenham exames vestibulares, as universidades argentinas costumam ser muito exigentes. Por este motivo, é fundamental aproveitar o tempo de estudo e ser muito metódico.
![]() | Seguro viagem ao melhor preçoSeguro de viagem é essencial ao planejar sua viagem, pois será a garantia para cuidar do seu investimento, seus objetos, sua saúde e de seus entes queridos. Na Asseguresuaviagem.com temos mais de 450 planos que se adaptam a cada necessidade. | Planos desde:
|
Agora que você já sabe quais são as alternativas que o país vizinho oferece para os estudantes brasileiros, é muito importante que não se esqueça de viajar sem preocupações. Durante um período longo longe de casa, é comum ficar doente ou, em alguns casos, sofrer acidentes. Contratar um seguro de viagem é uma decisão da qual não se arrependerá.
Mesmo que na Argentina exista a saúde pública gratuita para os estrangeiros, o tempo de espera às vezes é prolongado e os recursos são deficientes. Contar com um seguro de saúde facilita a vida do estudante, levando tranqüilidade não somente para ele, mas também para sua família.