Seguros de viagem
Economize até 50%
É um projeto desenvolvido pela Fundação Estudar que brinda apoio financeiro a jovens brasileiros a fim de que possam ingressar nas melhores universidades do mundo, outorgando-lhes bolsas de estudos para contribuir ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O objetivo do programa é despertar o potencial e as capacidades dos jovens mais promissores do Brasil. Para serem escolhidos, eles devem ter valores alinhados com a Fundação Estudar, possuir um desempenho acadêmico excelente e desejar colaborar com próprio país deixando um grande legado de conhecimentos.
Para participar do programa Líderes Estudar 2020 os requerimentos são:
- Ser brasileiro
- Ter entre 16 e 34 anos de idade, completos até o dia 31/12/2020
- Estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em alguma das quatro categorias nas quais o programa brinda apoio: graduação completa no Brasil, graduação completa no exterior, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no estrangeiro ou pós-graduação completa no exterior.
Os candidatos que cumprirem com as condições de inscrição, mas estiverem fora do Brasil podem se cadastrar desde que possam participar de todas as etapas presenciais que estabelece o processo seletivo.
Adicionalmente, é bom ter em conta o seguinte:
- Não há restrições na escolha de países, universidades ou cursos. Mas, responsabilidade de participar da seleção e estar matriculado na instituição de ensino desejada é exclusiva do candidato.
- Pode participar várias vezes. Se já se inscreveu em outras oportunidades ao programa, mas não foi selecionado, pode fazer seu cadastro novamente sem inconvenientes.
O programa Líderes Estudar concede bolsas para cobrir o pagamento das mensalidades ou anuidades dos cursos, ou os gastos associados com a manutenção dos estudantes, como transporte, moradia, alimentação e livros ou materiais de estudo.
O valor da bolsa varia entre 5% a 95% do valor total solicitado pelo candidato. O monto outorgado depende do perfil acadêmico do estudante, sua condição familiar, socioeconômica e profissional, a duração do curso e a localização da instituição de ensino.
As modalidades oferecidas pelo programa Líderes Estudar são:
- Graduação completa no Brasil: Para esta opção, o candidato deve já ter sido aprovado no vestibular ou estar matriculado em uma universidade brasileira.
- Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma: Em este caso o intercâmbio deve durar pelo menos um semestre letivo e estar vinculado a um curso em uma universidade do Brasil, onde o candidato tem que estar previamente matriculado.
- Graduação completa no exterior: Esta modalidade requer que o candidato tenha aplicado para uma vaga no estrangeiro e apresente sua carta de aceitação antes de concluir o processo seletivo do Líderes Estudar.
- Pós-graduação no exterior: São válidos os cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e MBA/LLM, com uma duração mínima de um ano letivo em período integral. Em esta opção o candidato também deve apresentar uma carta de aceitação da instituição de ensino estrangeira.
Para aplicar ao programa Líderes Estudar tem tempo até o 8 de abril 2020, e pode fazê-lo através do Facebook, do Gmail, ou criando uma conta na plataforma oficial.
O processo seletivo consta de 7 etapas consecutivas e eliminatórias:
1.- Inscrição e pagamento
2.- Testes de perfil e lógica e análise da trajetória
3.- Avaliação de vídeo
4.- Entrevista de competências online
5.- Painel presencial com ex-bolsistas
6.- Entrevista para aprofundamento de trajetória
7.- Entrevista final presencial
O valor da inscrição para programas de graduação e intercâmbio é de R$75, e de pós-graduação, R$175. Aqueles candidatos que não puderem pagar poderão solicitar a isenção do pagamento.
A aprovação do programa Líderes Estudar para o próximo ano está prevista para junho de 2020.
- Oferece pertencer à comunidade da Fundação Estudar. A rede de talentos brinda mentoria, conexão com executivos, fóruns, cursos e várias atividades orientadas ao desenvolvimento profissional.
- Permite ter várias bolsas ao mesmo tempo. Se tiver recebido bolsa de estudos de outra organização, você poderá participar também do processo seletivo do programa Líderes Estudar 2020.
- Não é obrigatório ter necessidades financeiras para participar. Qualquer brasileiro que cumprir com as condições de faixa etária e que estiver em processo de aceitação ou matriculado em alguma das quatro modalidades que compreende o programa pode participar, sem importar sua condição socioeconômica.
Fazer cursos no estrangeiro implica conseguir um visto de estudante do país onde você quer fazer seus estudos. Para obter esta permissão, habitualmente é requisito que o candidato possua um seguro de viagem internacional durante sua estadia.
Adicionalmente, contar com uma cobertura lhe aportará segurança e tranquilidade durante sua viagem, para que possa se concentrar nos estudos sem se preocupar pela sua saúde.