Seguros de viagem
Economize até 50%
Quer viver uma experiência como intercambista em algum país do estrangeiro, mas ainda não decidiu qual será seu destino? Confira as razões para fazer um intercâmbio na Espanha
![]() | Seguro Viagem EuropaAproveite suas férias ao máximo e viaje por toda a Europa com a proteção do seguro de viagem para Europa. Planos de assistência de viagem com ampla cobertura, ao melhor preço. | Planos desde:
|
Embora o espanhol seja um idioma diferente do português, a proximidade linguística facilita os estudos e o entendimento não somente nas aulas, senão também no dia a dia. E mesmo que não conheça a língua espanhola, com certeza será lhe fácil aprendê-la.
A Espanha é culturalmente diversa e muito rica. Lá poderá encontrar uma culinária cheia de sabores e cores, com grandes variações de uma região a outra, além de expressões musicais típicas do país, como o flamenco e o fandango.
Além disso, é o terceiro país do mundo com mais Patrimônios da Humanidade, possuindo mais de 1400 museus. Picasso, Velázquez, Cervantes, Goya e García Lorca são alguns dos maiores exponentes.
Bares, pubs, restaurantes, casas de show e espetáculos musicais para todos os gostos. A vida noturna espanhola é realmente muito agitada e uma das mais badaladas de todo o continente europeu.
Espanha é a casa de algumas das instituições universitárias mais reconhecidas no mundo, principalmente em Madri e Barcelona. Universidad Complutense de Madrid, Universitat de Barcelona, Universidad Politécnica de Madrid, Universidad Carlos III são bons exemplos.
Comparado com outras cidades europeias, o custo de vida espanhol é muito menor. Fazendo um intercâmbio na Espanha com certeza economizará bastante que estando em outros estados dentro do mesmo continente.
Como já falamos, a comida na Espanha é realmente muito gostosa. Tapas, pintxos e frutos do mar são os pratos principais da gastronomia local. Adicionalmente, poderá degustar vinhos excelentes para acompanhar os pratos.
O ritmo de vida espanhol é muito calmo, e a segurança não é um problema.
Praias de águas claras e transparentes, regiões montanhosas, cidades cheias de monumentos históricos, parques e museus são algumas das opções turísticas que oferece a Espanha.
Existem várias modalidades para fazer um intercâmbio na Espanha:
Quer aprender o perfeiçoar o espanhol? Existem vários cursos de língua espanhola de diferentes durações: 3, 6 e até 12 meses. As escolas aceitam durante o ano inteiro novos estudantes de todos os níveis.
Outra das opções para fazer intercâmbio na Espanha é passar um ano letivo de ensino médio ou curso de graduação. Tenha em conta que, a diferença do Brasil, as aulas começam em setembro. Além disso, em este tipo de programa, o aluno deverá fazer trâmites de equivalências com a instituição escolhida para verificar que não haja diferenças nas grades de estudo.
Você é formado em alguma disciplina, mas quer se especializar? Fazer uma pós-graduação ou estudo profissionalizante na Espanha é sempre uma boa ideia, pois aportará um grande valor ao seu currículo.
O que você acha de aproveitar suas férias aprendendo espanhol ou tomando algum curso de gastronomia, dança ou qualquer outra atividade cultural
Uma boa forma de se insertar na cultura espanhola é através do programa de Au Pair. Consiste em morar com uma família anfitriã e trabalhar como babá cuidando as crianças da casa. Para aplicar a este programa deverá ter entre 18 e 30 anos, ter experiência cuidando menores de idade, seguro de saúde e dinheiro para as despesas da viagem.
Se você já se matriculou em algum curso acadêmico ou profissionalizante e quer aproveitar a experiência para trabalhar médio tempo? Uma vez que tiver o visto de estudante aprovado, poderá solicitar a permissão de trabalho.
Para isto, é necessário tirar o NIE (número de identificação de estrangeiro) durante o primeiro mês de chegada. Depois de feito, abrir uma conta em um banco espanhol e começar a procurar emprego. Os brasileiros podem trabalhar legalmente na Espanha até 20 horas semanais durante o prazo que durem os estudos.
Aprender espanhol na Espanha pode ser feito de várias formas:
Quase todas as comunidades espanholas oferecem cursos de grátis para que os estrangeiros possam se integrar à sociedade. Geralmente acontecem em escolas públicas ou centros de educação de adultos, com uma duração de um ano acadêmico, começando em setembro e finalizando em junho. O nível é sempre iniciante.
Escolas oficiais de línguas, pertencentes ao governo, universidades públicas e centros culturais. Embora sejam pagos, costumam ser bem econômicos e accessíveis para maioria dos bolsos. Outra vantagem é que os cursos possuem vários níveis, de acordo com o conhecimento da língua.
As matrículas abrem entre maio e junho e as aulas começam junto com o ano letivo, em setembro. Também existem cursos intensivos de verão ou específicos, com ênfase em alguma necessidade especial, como espanhol para negócios ou conversação.
Estas instituições oferecem cursos grupais e individuais adaptados ao nível de cada um dos estudantes, mas os preços geralmente são muito altos. A vantagem é que existem cursos de diferentes durações, incluso de um mês, para aprender ou perfeiçoar a língua espanhola enquanto o turista está de férias.
Quer viver a experiência de ser intercambista na Espanha? O visto de estudante permite ao aluno morar no território espanhol por um período superior a 90 dias, com o intuito de estudar ou aperfeiçoar seus conhecimentos em um centro de ensino autorizado.
Para aplicar ao visto de estudo é preciso que conte com os seguintes documentos:
Uma vez reunida toda a documentação, o requerente deverá comparecer no Consulado espanhol e pagar a taxa do visto de estudo, que tem um valor de 60 euros. Os funcionários consulares fornecerão uma resposta em 1 mês aproximadamente. Uma vez aprovado, o requerente terá 2 meses para retirar seu visto, contando a partir da data de notificação da aceitação.
Se o estrangeiro não se apresentar em esse período, o Consulado considerará que o candidato desistiu do processo e arquivará a solicitação.
O visto será concedido pelo prazo de duração dos estudos, sendo o tempo máximo 1 ano, prorrogável em alguns casos. Se o período de validade do visto for superior a 6 meses, o estrangeiro deverá solicitar o cartão NIE assim que chegar na Espanha.
Passagem aérea: Um dos maiores gastos do intercâmbio serão os tíquetes aéreos. O custo vai depender da época de viagem e da antecedência com a qual os compre, mas prepare-se para investir ao redor de 3000 reais.
Programa de intercâmbio: Como já falamos, existem vários tipos de intercâmbios com diversos objetivos e durações. Cada um terá um valor diferente, mas tenha em conta que, por exemplo, um programa que inclui um curso de espanhol por 4 semanas custa ao redor de 2000 reais.
Hospedagem: Se for ficar por períodos prolongados, a melhor opção é alugar um apartamento. O mês de um localizado no centro das principais cidades custa uns 2600 reais. Caso não tiver inconveniente em se afastar um pouco, o preço cai para 2100 reais.
Transporte: O tíquete de metrô ou ônibus custa ao redor de 7 reais e corrida de táxi uns 5 reais. Comprar o passe mensal é muito mais em conta, pois sai por 200 reais.
Alimentação: Uma refeição em um restaurante barato custa uns 45 reais, porém existem opções mais baratas, como fast-food, com comidas a partir de 32 reais. Uma garrafa de água em um bar ou restaurante tem um valor de 5 reais e um refrigerante 8 reais. A cerveja é ainda mais barata, pois custa só 4 reais.
- Pesquise as opções de intercâmbio: Seja porque quer fazer aulas de espanhol ou passar um ano letivo, sempre verifique as instituições que oferecem o curso que deseja e as características das grades de estudo, para escolher a opção que mais se ajuste ao que procura.
- Evite os restaurantes para turistas: Quer economizar? Escolha os lugares longe do circuito turístico, onde os preços costumam ser muito mais baixos.
- Carregue o bilhete de transporte público até o fim da viagem: Pois às vezes aparecem fiscais solicitando os tíquetes e, caso não tiver o papel, pode levar uma multa.
- Aproveite para conhecer o país: No tempo livre, como nos finais de semana e feriados, pegue um trem ou ônibus e percorra a cidade onde está morando e os lugares vizinhos. Se tiver oportunidade, pode pegar um voo local para visitar outras regiões da Espanha.
- Contrate um seguro de viagem internacional: Além de obrigatório, contar com uma cobertura de saúde é fundamental, principalmente em períodos longos de estadia.
- Leve mais de um cartão de crédito: Pois se você perder ele ou for roubado, ou simplesmente o cartão parar de funcionar, terá ouras opções de pagamento em caso de necessidade.
- Faça amizades: Aproveite a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e aprenda de cada uma das culturas através delas.
Fazer um intercâmbio na Espanha é um sonho de muitos estrangeiros, e além de encontrar o programa adequado às suas necessidades e contar com o dinheiro suficiente, os intercambistas deverão tirar um visto de estudo. Para obtê-lo é obrigatório contar com um seguro de saúde internacional.
Devido a que está dentro do Espaço Schengen, a apólice deve ter ao menos 30.000 euros de cobertura, ou seu equivalente em dólares e ter uma duração igual ou maior que o programa de intercâmbio. Diante um imprevisto de saúde, os gastos médicos, hospitalares, farmacêuticos e de traslados na Espanha podem ser realmente muito altos.
Antes de aplicar para o visto de intercâmbio, entre em contato com Asseguresuaviagem.com, cote, compare e compre o seguro de viagem que se ajuste às suas necessidades.
![]() | Seguro Viagem EuropaAproveite suas férias ao máximo e viaje por toda a Europa com a proteção do seguro de viagem para Europa. Planos de assistência de viagem com ampla cobertura, ao melhor preço. | Planos desde:
|